Wednesday 15 February 2012

Famílias perderam teto e motoristas ganharam vaga para estacionar seus carros (#Brasil #RJ) / Families have lost the roof over their heads and drivers have won parking for their cars (#Brazil #RJ)


Postado originalmente por Pela Moradia em http://pelamoradia.wordpress.com/2012/02/14/familias-perderam-teto-e-motoristas-ganharam-vaga-para-estacionar-seus-carros/

Originally posted by Pela Moradia at http://pelamoradia.wordpress.com/2012/02/14/familias-perderam-teto-e-motoristas-ganharam-vaga-para-estacionar-seus-carros/
Trazido a minha atencao por @PersonalEscrito
Brought to my attention by @PersonalEscrito
Escrito por Sandro Ivo da página Fragmentos Ativos
Written by:  Sandro Ivo da página Fragmentos Ativos
O projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro colocou na rua centenas de famílias que ocupavam prédios ociosos pela cidade. Mesmo com o déficit de aproximadamente 7,2 milhões (segundo o IBGE), o embelezamento da cidade para o carnaval, a copa, as olimpíadas, o Papa, o Obama e CIA LTDA aparece sempre como prioridade nos planos do governo. São incontáveis os números de casas de shows, restaurantes e estacionamentos que foras criados nos últimos anos na cidade, como também são incontáveis os números de famílias que perderam suas moradias nesse mesmo período. Tomo por exemplo a ocupação batizada de guerreiros do 510, O prédio que estava ocupado a mais de 3 anos se encontrava na rua Gomes Freire 510 (daí o nome) e foi desocupado sob  a alegação da defesa  civil de que a estrutura do prédio não dava condições seguras de habitação após um incêndio que se alastrou por quatro andares no dia 22 de maio de 2009. Na ocasião o engenheiro Maurício Campos emitiu um contra laudo, dando total condição de habitação do prédio pelos moradores, no entanto o prédio foi desocupado e as famílias postas na rua.
Essas mesmas famílias, meses depois, foram protagonistas de um dos despejos mais violentos do centro do Rio, o despejo do prédio localizado na rua Mem de Sá nº 234.

The project to revitalize/gentrify the center of Rio de Janeiro put on the street hundreds of stranded families that had been occupying buildings throughout the city. Even with the deficit of approximately 7.2 million (according to IBGE), the beautification/gentrification of the city for Mardi Gras, the Cupthe Olympics, the Pope, Obama and CIA LTDA always appears as a priority in government plansThere are countless numbers of venues, restaurantsand parking lots that outlaws created in recent years in the city, as are countlessnumbers of families who lost their homes during the same periodTake for example the occupation named Warriors 510, The building that was occupied for more than three years was located at Gomes Freire Street #510 (hence the name) and was evicted on the grounds that civil defense structure of the building could not provide safe housing conditions after a fire that spread over four floors on May 22, 2009At the time the engineer Mauricio Campos issued a counter report, giving full condition ofthe building housing the residents, however the building was vacated and putfamilies on the street.These same familiesmonths later, were the protagonists of one of the most violentevictions from downtown Riothe eviction of the building located on the street Mem de  No. 234.
Tiro, paulada e bomba.
Shooting, clubbing and pump.

Balas de borracha, cassetetes e gás lacrimogêneo, uma verdadeira operação de guerra foi montada para retirar do prédio 234 as famílias que foram expulsas da Gomes Freire. Na ocasião os ocupantes já contavam com uma articulação com movimentos sociais do Centro, o que possibilitou uma rede de apoio mais forte e articulada na porta do prédio, mas não evitou o despejo. O que se viu foi um verdadeiro massacre orquestrado pela Polícia Militar e o Batalhão de choque.

Rubber bulletsbatons and tear gasa real war operation was mounted to remove the families from building 234 who were expelled from the Gomes FreireAt the time the occupants already had a connection with social movements in the center, which provided a strong support network, but did not prevent the evictionWhat we saw was a massacre orchestrated by the Military Police Battalion.
As famílias que foram expulsas do prédio da Gomes freire 510 até hoje lutam para conseguir uma moradia e o déficit habitacional do estado do Rio e do país continua a crescer, mas o prédio da Gomes Freire 510 que não tinha condições estruturais para acomodar as famílias hoje dá lugar a mais um estacionamento ainda em processo de obra. Tentei entrar em contato com a empresa que administra o estacionamento, mas, não imagino o porquê, até o momento eles não apresentaram nenhuma vontade de falar comigo,  graças a Deus os carros que lotam as ruas do Rio não vão precisar ficar no relento, a mercê de marginais, enquanto seus donos enchem a cara na (cada vez mais linda) Lapa.


The families who were evicted from the building of 510 Gomes freire today are struggling with housing and the housing deficit in the state of Rio and the countrycontinues to growbut the building of Gomes Freire 510 had no structural deficiencies and could accommodate the families today. What happened indicates how much more work needs to be done on this issue. I tried contacting the company that manages the parking lot, but I can not imagine why,until now they had no desire to talk to me, thank God the cars that fill the streets of Rio will not need to stay in the open air, the mercy of criminalswhile their owners take in the beauty of (the more beautifulLapa.

No comments:

Post a Comment