Wednesday 11 January 2012

Retorno d@s Indignad@s: “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem” #contraoaumento


Postado originalmente por Forum Estadual em Defensa do Transporte Publico em  

http://chegadeaumentopi.blogspot.com/2012/01/retorno-ds-indginads-em-teresina-quem.html


A frase clássica de Rosa Luxemburgo diz “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”. Movimento. O movimento do nosso corpo nos faz sentir o mundo, nos faz sentir no mundo. E somente é completo se o mundo nos sentir, isso é fazer-se existir. Existimos. O Povo existe.

Movimentos dos braços a tocar n@ companheir@ do lado, conhecid@ ou não, e movimentar a esperança. Movimento dos olhos (e de outros sentidos) que permite reconhecer-se coletivamente. Movimento das nossas pernas que mais um pouco... vamos mais um pouco e outras pernas vem descendo das paradas de ônibus, das praças... Movimento das nossas cordas vocais para alastrar no ar, aonde possa chegar, o nosso pensamento, espalhar idéias e ideais, não, mais que isso, escancarar as necessidades.

E, em todas as falas, a palavra recorrentemente usada – Democracia – é algo que não existe. Fico com Saramago “[...] a Democracia está aí, como se fosse uma espécie de Santa no altar, de quem já não se espera milagres, mas está aí como uma referência [...]”. É uma idéia vaga a qual se recorre por ser o nome que se conhece para mencionar a vontade do povo de ditar o seu rumo. E é nesse sentido que Democracia somente existe se tiver como sinônimo o Poder Popular. O Poder Popular se expressa no movimento, no movimentar. Para além de quem se movimenta sentir as amarras, movimento é sacudir as amarras até fazer senti-las quem não se movimenta. A vida da maioria da população é um caos todos os dias, nada mais justo que tornar um caos a vida de todos. Esta ordem social não nos serve, não nos cabe todos. Então democracia é o Povo fazer toda a sociedade sentir (entendendo ou não) que há algo (ou tudo) errado. O caos expressa que a ordem não serve, então este é legítimo.

Esta semana estamos, mais uma vez, vendo a insurreição popular no movimento #contraoaumento, ele repercute de diversas formas e ganha força. O povo aprende, principalmente, sobre seu próprio poder. Alterar, mudar, deslocar, perturbar a ordem, fortalecer a luta popular, estar com o povo, movimentar, transformar, mostrar que o povo existe a toda a sociedade se concretiza nas ruas. O espaço da Luta é a Rua.

Vamos tentar ir para as manifestações mesmo que por um intervalo de tempo, no horário do almoço. Na manifestação do ano passado o grande número de gente também era feito pelo grande fluxo. Também é importante tentarmos um horário de grande concentração.

Heiza Maria
Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público
Rede Estadual de Assessoria Jurídica Universitária do Piauí - REAJUPI



No comments:

Post a Comment