Tuesday 17 January 2012

Juiz derruba liminar e reintegração de posse do #Pinheirinho está mantida


Postado originalmente por VNews em http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=112300
Trazido a minha atenção por @maria_fro via Twitter



A reintegração de posse do Pinheirinho está mantida, em São José dos Campos
A reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, está mantida. O juiz federal, titular da 3ª Vara Federal, Carlos Alberto Antonio Junior, cassou a liminar da Justiça nesta terça-feira (17) e manteve a decisão de retirar os moradores da área invadida.

A decisão saiu no fim da tarde desta terça. O juiz passou o dia analisando o caso e decidiu que ele deve ficar na esfera estadual. Com isso, o caso volta a ficar nas mãos da juíza Márcia Loureiro, que mantém a decisão de reintegração de posse da área invadida. Confira abaixo o trecho da decisão do juiz:

Decisão
(...)Por fim, vejo que o foro político, ainda que envolva o Ministério das Cidades, não é suficiente para afastar a competência do Juízo Estadual que já determinou a desocupação da área (6ª Vara Cível local), e que não vê motivos para dilação do prazo de cumprimento da ordem, como requerido pelo Ministério das Cidades. Não pode esta Justiça Federal sobrepor-se àquela ordem sem prova do interesse jurídico federal na área e, como já dito, o interesse que existe é apenas político, e não jurídico.
Diante deste quadro, AFASTO A UNIÃO DO PÓLO PASSIVO DO FEITO, por falta de legitimidade ad causam, E, COM ISSO, DECLARO-ME INCOMPETENTE PARA CONHECIMENTO E PROCESSAMENTO DO FEITO, DETERMINANDO SUA REMESSA À 6ª VARA CÍVEL DA JUSTIÇA ESTADUAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, preventa nesta causa de pedir.
Casso a liminar concedida, diante da incompetência deste Juízo.
Proceda a Secretaria como necessário, com baixa na distribuição(...)

VNews mostrou que a Justiça concedeu liminar que suspendeu a reintegração de posse no Pinheirinho. Foi uma decisão da juíza federal substituta Roberta Monza Chiari. Os moradores comemoraram. "Isso dá fôlego para negociar compra do terreno", declarou o líder do Pinheirinho.

assunto Pinheirinho invadiu as redes sociais nesta terça. Veja no vídeo abaixo como foi a festa dos moradores do Pinheirinho.





Agora a festa do moradores virou expectativa de quando vai acontecer a reintegração. Os advogados do Pinheirinho buscam reverter na Justiça Federal a situação para manter os moradores na área. Nós conversamos por telefone com a juíza Márcia Loureira, e ela disse que já está tomando as providências para mandar cumprir a ordem de reintegração de posse. Novamente está nas mãos da Polícia Militar cumprir essa ordem, mas isso ainda não tem uma data para acontecer.

Veja abaixo como foi o último aviso aos moradores...





No comments:

Post a Comment