Wednesday 18 January 2012

Rappers saem em defesa de moradores do #Pinheirinho

Postado originalmente por O Vale em http://www.ovale.com.br/viver/rappers-saem-em-defesa-de-moradores-do-pinheirinho-1.207934. Trazido a minha atenção por @PinheirinhoSJC via Twitter.
Emicida conta que sua história é parecida com a dos moradores do Pinheirinho
Divulgação

Além de uma carta divulgada por Emicida, nomes da região preparam evento para arrecadar alimentos
Fábio FrançaSão José dos Campos

O caso da possível reintegração de posse do Pinheirinho - área pertencente à massa falida da empresa Selecta, invadida em 2004 por um grupo de sem teto e que hoje abriga 1.704 famílias -, ganhou repercussão nacional e, além de se tornar um dos principais assuntos no Twitter, também ganhou força em meio aos artistas do rap nacional.

O rapper Emicida divulgou uma carta em apoio à população que vive irregularmente no Pinheirinho, situação pela qual ele já passou com sua família.

“Lembro dos acampamentos, das noites sob a lona preta, entre as cordas, sonhando que era ali que moraríamos, daquele dia em diante. Lembro de passeatas para Brasília, na qual minha mãe tinha que nos deixar sozinhos em casa e ir ‘pro front’”, revela ele, que no ano passado foi um dos poucos artistas brasileiros a tocar no Coachella, um dos principais festivais de música do planeta, nos Estados Unidos.
No texto, Emicida ainda dá detalhes de sua infância, contando as reviravoltas de sua trajetória.
“Hoje, vi a fotografia dos moradores de uma região conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos, São Paulo, e resolvi falar sobre isto, pois a história é cíclica, e ocorre em muitos cantos do nosso Brasil sem noticiamento algum e com desdobramentos mais violentos”, explica ele, que encerra a carta com a letra de “Num é só ver”.

Além de Emicida a rapper Lurdez da Luz - parceira habitual do MC Criolo -também foi ligada à causa, com um show que aconteceria no fim da tarde de ontem no assentamento (organizado pela CSP- Conlutas), mas que foi cancelado.

Vale. Assim como o rap de renome nacional, artistas da região também começaram a se mobilizar em prol dos moradores do Pinheirinho.

“Vamos fazer um evento com cerca de dez artistas da região para arrecadar alimentos para o Pinheirinho e também outras comunidades carentes”, explica o rapper AXL, do selo Rua do Flow, de Jacareí, que já foi integrante do Laboratório Fantasma (selo de Emicida). O evento está previsto para março.

No comments:

Post a Comment