Wednesday, 11 July 2012

MORRE CRUELMENTE ATROPELADO O LÍDER ZÉZINHO GUARANI KAIOWÁ! (#Brasil) / Zezinho, leader of the Guarani Kaiowá cruelly dies due to being hit by a car!


Postado originalmente por Heitor Karai Awá-Ruvixá Gonçalves via Facebook em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3893504908630&set=a.1930111585024.109317.1609275706&type=1&theater
Originally posted by Awá-Ruvixá Gonçalves via Facebook at https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3893504908630&set=a.1930111585024.109317.1609275706&type=1&theater

Trazido a minha atencao por @PersonalEscrito via Twitter
Brought to my attention by @PersonalEscrito via Twitter



Ele era umas das lideranças ameaçadas de morte por lutar pelas efetivações dos direitos indígenas e justiça. Por essa razão, o Zezinho falava de forma repetitiva na assembleia Aty Guasu: “Estou lutando pela recuperação de nossa tekoha antiga Laranjeira Ñanderu, é para nossas crianças, por isso logo serei morto, eu sei disso. Mas vou lutar até morrer”.

O Zezinho como qualquer outro líder indígena guarani-kaiowá, e porta voz da Aty Guasu Guarani e Kaiowá, ao longo das últimas duas décadas, participou de todas as grandes assembleias Aty Guasu. Além disso, nos últimos cinco (5) anos, ele tem participado de várias audiências com todas as autoridades federais, reivindicando reiteradamente a devolução do território indígena Laranjeira Ñanderu, denunciando as violências e ameaças contra as indígenas, demandando os recursos para as áreas de saúde e educação escolar, etc.

Assim, quase todo o dia, Zezinho ia a pé e/ou de bicicleta atrás de autoridades municipal, estadual e federal para buscar soluções possíveis para as demandas da comunidade indígena da área em conflito. Por isso mesmo, ele é bem conhecido tanto pelas autoridades federais locais como pelas autoridades nacionais.

Pela última vez, no dia 25 de junho de 2012, o Zezinho saiu de bicicleta do acampamento em conflito Laranjeira Ñanderu para demandar o transporte escolar para crianças indígenas que andam diariamente 6 km para pegar o ônibus escolar municipal.

Durante o trajeto, o Zezinho foi atropelado e estava no hospital em Dourados desde 25/06/2012, em estado grave. O Zezinho, infelizmente não resistiu e morreu ontem (01/07/2012) às 16h00min, no hospital em Dourados/MS. Diante disso, é importante destacar que uma das preocupações e demandas do Zezinho é sobre o meio de transporte das lideranças dos territórios em conflito.

Várias vezes, ele reivindicava que “as Fundações Federais (FUNAI, FUNASA, etc.) responsáveis pela assistência e proteção dos Índios deveriam transportar nós lideranças das terras em conflitos. Nós corremos risco de vida andando a pé pela estrada, muitas lideranças já foram atropelados nas estradas”. Ele repetia essa frase.
Lembramos ainda que uma vez, na reunião da Aty Guasu, Zezinho falou: “é muito difícil conseguir carona com pessoal da FUNAI e FUNASA/SESAI, a gente pede e pede, mas parece que eles não gostam de transportar nós lideranças não, por isso, hoje vim a pé, andei um pouco e depois pequei carona, cheguei agora à reunião.”

A família extensa do Zezinho é originária do território tekoha guasu Laranjeira Ñanderu, ele nasceu nesse tekoha. Ele é casado tem dois filhos, quatro filhas e vários netos. O Zezinho, além de reivindicar o território antigo tekoha guasu Laranjeira Ñanderu, passou a ocupar a função importante de porta voz da Aty Guasu.

O Zezinho pregava, de modo similar a demais lideranças Guarani e Kaiowá, na grande assembleia aty guasu que: “nós lideranças guarani-kaiowá que lutamos pela recuperação dos nossos territórios antigos tekoha guasu “nós nunca devemos desistir de lutar pelo nosso tekoha e jamais abandonar nossos familiares e companheiros de luta”. “Até devemos morrer, se for preciso pela nossa tekoha guasu, para salvar muita vida e futuro de nossas crianças”, “mas abandonar a tekoha nunca, porque nos pertencemos ao nosso tekoha guasu”. Estas são também algumas frases que o líder Zezinho compartilhava e repetia com frequência.

É importante destacar que a porta voz e liderança indígena que luta especificamente pela terra antiga, na tradição e cultura do povo Guarani Kaiowá, é um cargo vital irrenunciável e imutável.
Baseado nisso o Zezinho com vida não deve abandonar o território antigo que ele reocupou com seu grupo de parentela e filhos (as), netos (os), porém o território antigo reocupado Laranjeira Ñanderu e os parentes foram abandonados fisicamente por Zezinho no dia 01/07/2012, por que foi atropelado de forma cruel, somente por isso Zezinho abandonou já sem vida o território tradicional tekoha guasu reocupado.

No sentido amplo, com máxima honra e profundo respeito, reconhecemos que o Zezinho morreu lutando pela terra e justiça, de modo igual às várias lideranças, tais como: Marçal, Dorival, Dorvalino, Xurite, Genivaldo, Rolindo Vera, Nisio Gomes, entre outros. Frente a esse fato cruel em que lutamos e sobrevivemos, mais uma vez, pedimos que seja investigado e punido o autor e mandante do crime.

Por fim, destacamos que a luta do Zezinho e das demais lideranças Guarani e Kaiowá assassinadas citadas acima continuam e continuarão para sempre. Nós todas as lideranças Guarani e Kaiowá podemos ser morto e/ou morremos, mas esta luta árdua pela recuperação dos territórios antigos não morrerá, por ser uma luta justa e digna que por essa razão a luta justa do ZEZINHO é e será uma luta vital, forte e infinita.

Atenciosamente,

Laranjeira Ñanderu/ Rio Brilhantes/MS, 02 de julho de 2012.

Lideranças/Conselho da Aty Guasu Guarani e Kaiowá/MS

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He was one of the leaders threatened with death due to the effective fight for indigenous rights and justice. For this reason, Dewey talked about repeatedly in the House Aty Guasu: "I am fighting for the recovery of our former Laranjeira Ñanderu is for our children, so soon I'll be dead, I know. But I will fight until I die. "

The Zezinho as any other Guarani-Kaiowa Indian leader and spokesman of the Guarani and Kaiowá Guasu Aty, over the past two decades, participated in all major assemblies Guasu Aty. Moreover, in the last five (5) years, he has participated in several hearings with all federal, repeatedly claiming the return of indigenous Ñanderu Orange, denouncing violence and threats against the Indians, demanding the resources to the areas of health and school education, etc..

Thus, almost every day, Zezinho was going to walk and / or bicycle behind the municipal authorities, state and federal governments to seek possible solutions to the demands of the indigenous community in the conflict area. Therefore, it is well known both by federal authorities local and national authorities.
For the last time on June 25, 2012, Dewey left the bike camp in conflict Laranjeira Ñanderu to sue the school transport for indigenous children who walk 6 km every day to catch the school bus city.

During the trip, the Zezinho was hit and was in hospital in Golden since 25/06/2012 in serious condition. Zezinho, unfortunately did not survive and died yesterday (01/07/2012) at 16:00, at the hospital in Dourados/MS. Therefore, it is important to note that one of the concerns and demands of Zezinho is on the means of transport of the leaders of the territories in conflict.

Several times, he claimed that "the Federal Foundation (FUNAI, FUNASA, etc..) Responsible for the care and protection of the Indians should carry us leaders in land conflicts. We run the risk of life on the road on foot, many leaders have been run over on the roads. " He repeated that phrase.
Also remember that once, at a meeting of Guasu Aty, Zezinho said, "is very difficult to ride with the staff of FUNAI and FUNASA / Sheshai, we ask and ask, but it seems they do not like to carry us not leaders, so today I walked, I walked a bit and then sinned ride, now I got to the meeting. "

The extended family of Zezinho is originating in the territory tekoha guasu Laranjeira Ñanderu, he was born in tekoha. He is married with two children, four daughters and several grandchildren. Zezinho among others claimed the territory of the former Laranjeira Ñanderu came to occupy the important function of being the spokesman Guasu Aty.

The Zezinho preached, similarly to other leaders and Guarani Kaiowá, in the great assembly aty guasu that: "we Guarani-Kaiowa leaders who fought for the restoration of our ancient territories tekoha guasu" we should never give up fighting for our tekoha and never give up our families and comrades in arms. " "Until we die, if need be by our tekoha guasu to save many lives and futures of our children," "but tekoha never leave, because we belong to our tekoha guasu." These are also a few sentences that the leader Zezinho shared and repeated often.

Importantly, the spokesman and leading indigenous struggle for land specifically ancient tradition and culture of the Guarani Kaiowá, is a vital position inalienable and immutable.
Based on this Zezinho alive should not leave the territory reoccupied old he with his sons and relatives group (s), grandchildren (the), but the territory reoccupied former Laranjeira Ñanderu and relatives were physically abandoned by Zezinho on 01 / 07/2012, who was hit by a cruel way, just so lifeless Zezinho abandoned the traditional the territory tekoha guasu had reoccupied.

In a broad sense, with highest honor and profound respect, we recognize that Zezinho died fighting for land and justice, equally to the various leaders, such as Marcal, Dorival, Dorvalino, Xurite Genivaldo, Rolindo Vera, Nisio Gomes, among others . Before this cruel fact that we fought and survived, once again, please be investigated and punished the author and instigator of the crime.

Finally, we emphasize that the struggle of Zezhino and other leaders of the Guarani and Kaiowá killed cited above continue and will continue forever. We all leaders and Guarani Kaiowá can be killed and / or die, but this arduous struggle for the recovery of ancient territories will not die, to be a fair fight, and worthy for that reason the just struggle of Zezinho and fight and be a vital, strong and infinite.

Sincerely,

Laranjeira Ñanderu/ Rio Brilhantes/MS, July 2, 2012.

Leadership/Board of Aty Guasu Guarani and Kaiowá / MS

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