Originally published by Survival for Tribal Peoples (Survival International) at http://www.survivalinternational.org/news/8534
Postado originalmente por Survival for Tribal Peoples (Survival International) em http://www.survivalinternational.org/news/8534
Postado originalmente por Survival for Tribal Peoples (Survival International) em http://www.survivalinternational.org/news/8534
Plans by a giant mining
company to expand a controversial railway line that has already opened up parts
of Brazil’s Amazon to invaders, are now putting Earth’s most threatened tribe in
direct danger.
Brazilian company Vale owns
the world’s largest iron ore mine, transporting its lucrative resources from
the Amazon to the Atlantic Ocean in 2 km-long trains.
Now it wants to expand this
stretch of railway line to allow some of the longest trains in the world to run
simultaneously in both directions, to increase capacity.
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As vidas de tribos mais ameaçadas da Terra estará
em perigo imediato se novo projeto da Vale consegue.
Os planos de uma empresa gigante da mineração para
expandir uma linha ferroviária controversa que já abriu partes da Amazônia do
Brasil de invasores, agora estão colocando tribo mais ameaçados da Terra em
perigo direto.
Vale empresa brasileira possui mina a maior do mundo
de minério de ferro, o transporte de seus recursos lucrativos da Amazônia até o
Oceano Atlântico, cerca de 2 km de comprimento trens.
Agora, quer expandir este trecho da linha férrea para
permitir que alguns dos maiores trens do mundo a executar simultaneamente em
ambas as direções, para aumentar a capacidade.
One of the world’s longest trains passes Awá land.
Mining giant Vale wants to expand the tracks so trains can run simultaneously.
© Survival / Um dos maiores trens do mundo passa Awá terra.
A mineradora Vale quer ampliar as faixas para que os trens podem ser executados
simultaneamente. © Survival
But the forest homes of Earth’s most threatened tribe,
Brazil’s Awá, border the railway tracks, putting the tribe, especially those
uncontacted , in immediate danger.
The Awá are against the project. They say it will
increase the amount of noise from the railway, scare away the game they need to
survive, and increase the number of invaders in
their forest.
Vale’s notorious Carajás mine and railway devastated the
Awá tribe in the early 1980s by opening their land up to
settlers, ranchers and loggers.
Mas as casas florestais da tribo mais ameaçados da
Terra, Awá do Brasil, margeiam as vias férreas, colocando a tribo,
especialmente os isolados, em perigo imediato.
Os Awá são contra o projeto. Eles dizem que vai
aumentar a quantidade de ruído da estrada de ferro, espantar o jogo que eles
precisam para sobreviver, e aumentar o número de invasores em sua
floresta.
Notório Vale do Carajás meu e ferroviária devastou a
tribo Awá no início de 1980, abrindo suas terras até os colonos, fazendeiros e
madeireiros.
Brazil’s Carajás project devastated the Awá tribe in the early 1980s. / Carajás Brasil do projeto devastou a tribo Awá no início de 1980. © Peter Frey/Survival |
However, despite this legacy and recent objections to
Vale’s expansion plans, the Awá have not been consulted properly. Vale has
instead assumed the railway’s inevitability and offered the tribe compensation.
This decision breaks Brazilian and international law,
which require companies to consult indigenous communities before beginning such
works.
Last December Vale workers set up a camp outside the
Awá territory, despite not being granted an installation license to work in the
area.
Survival’s Director Stephen Corry said today, ‘World Bank and European Union
funding for the Carajás project led to the massive destruction
of the Awá’s forest. Now only 30 years on, despite a functioning railway line
already existing, this senseless expansion is putting yet more pressure on the
tribe and their dwindling forest.’
No entanto, apesar desse legado e objeções recentes
planos de expansão da Vale, a Awá não foram consultados adequadamente. Vale tem
lugar assumiu inevitabilidade da ferrovia e ofereceu a compensação tribo.
Esta decisão quebra a lei brasileira e internacional,
que exigem que as empresas consultar as comunidades indígenas antes de iniciar
essas obras.
Última trabalhadores de Dezembro de Vale montaram um
acampamento fora do território Awá, apesar de não ser concedida uma licença de
instalação para trabalhar na área.
Diretor da Survival Stephen Corry, disse hoje, 'o
Banco Mundial eo financiamento da União Europeia para o projeto Carajás levou à
destruição maciça de florestas da AWA. Agora apenas 30 anos, apesar de uma
linha ferroviária de funcionamento já existente, essa expansão sem sentido está
pressionando ainda mais sobre a tribo e sua floresta em extinção. "
Note to Editors/Nota aos Editores:
Vale expects work to be complete by the end of 2016. If approved, it will allow 230 million tons of iron ore to be transported each year; 100 million more than is currently possible.
Nearly 30,000 people have supported Survival’s campaign to save Earth’s most threatened tribe since it launched in April.
Vale espera trabalhar para ser concluídas até o final de
2016. Se aprovado, permitirá que 230 milhões de toneladas de minério de ferro a
ser transportado a cada ano, 100 milhões a mais do que é actualmente
possível.
Cerca de 30 mil pessoas já apoiaram a campanha da
Survival para salvar tribo mais ameaçados da Terra desde que foi lançado em
abril.
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